Os meninos

Os meninos

Tuesday, May 15, 2007

Mais um Jaburu.


Segundo a Wikipedia :
Tuiuiú ou jaburu é o nome de uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave-símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.
O tuiuiú também é conhecido como jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso) e cauauá (no Amazonas). Ele é conhecido principalmente como jabiru no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca (Mycteria americana).
O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metro de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg. A envergadura (a distância entre as pontas das asas, abertas) pode chegar a quase 3 metros. O bico tem 30 cm, é preto e muito forte e a fêmea, geralmente, é menor que o macho.
O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.
Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

3 comments:

monicacsilveira@uol.com.br said...

Aula de Tuiuiú

Gostei ,só não dá para escrever o nome sem pescar é:TUIUIÚ .
Muito difícil,mas o desenho ta ótimo!

marceloBAdARI said...

Figura esse teu Jaburu, Massarani!
Legal tbas fotinhos na lateral do blog.
Bj

maxi said...

que buenos trabajos!!!!
me gusta tu estilo desprejuiciado...
saludos,M