Terra dos Papagaios

Terra dos Papagaios

Wednesday, January 21, 2009

Ruth Rocha, Fortuna e Helio Ziskind.






Poemas de Ruth Rocha viram músicas, cantadas em CD e em espetáculo.
Com alguns poemas na cabeça, a cantora procurou um outro nome conhecido: Hélio Ziskind, compositor de canções do "Castelo Rá tim bum" e de CDs como "Meu Pé Meu Querido Pé" para compor as melodias. Títulos como "Trem Maluco", "Lá Vem as Férias" e "Olha Só a Macacada" foram escolhidos para o repertório, encontrado em mais de um livro da Ruth, entre eles "Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração", ilustrado por mim.

A experiência, segundo Ziskind, trouxe desafios. Um deles foi criar a melodia para os poemas, que já tem seu ritmo. O outro foi tentar expressar, em música, o diálogo que existe entre o poema e as ilustrações no livro. Para isso, diz, criou onomatopéias e fez algumas "adaptações" para que as frases se adequassem à melodia.


Coral de crianças cantam do musical e CD
HISTÓRIAS DA RUTH ROCHA
FOTOS DO ESPETÁCULO
Além de Fortuna, participam do CD e do musical nos palcos o Coral Infantil do SESC Vila Mariana, composto por 24 crianças entre 8 e 12 anos. No espetáculo, elas cantam ao lado de Fortuna, como se estivessem conhecendo a casa de Ruth Rocha.


A capa do CD vem com um livrinho-encarte com as letras e ilustrações minhas. Os desenhos também aparecem num "jogo da memória", que vem como brinde por tempo limitado.

Aqui dá para escutar as músicas!
Fotos de João Caldas.

1 comment:

Anonymous said...

Adorei ver o encarte online, página por página, e ver suas ilustrações no meio do texto ! Poder virar as páginas de um livro, ou mesmo encarte,online, é simplesmente genial !
Parabéns a todos pelo espetáculo.