Terra dos Papagaios

Terra dos Papagaios

Thursday, August 27, 2009

Mestre Eudócio




HOJE na Pé de Boi!

Manuel Eudócio, um dos maiores representantes da escola de Mestre Vitalino (1909-1963) e da arte popular nordestina, nasceu no Alto do Moura, em Caruaru, Agreste pernambucano, no dia 28 de janeiro de 1931. Com quase 80 anos, o artesão continua em plena atividade, retratando figuras e costumes do cotidiano do sertanejo.

Eudócio teve contato com o barro desde pequeno.Com oito anos de idade modelava cavalos, bois e vacas que serviam de brinquedos.Foi criado pela avó materna, dona Tereza Maria da Conceição, que era louceira e fazia brinquedos de barro.

Em 1948, com 17 anos, inicio usua vida de artesão, como discípulo de Vitalino, que chegara de Sítio Campos para viver no Alto do Moura, hoje em dia considerado o maior centro de arte figurativa da América Latina.

Manuel Eudócio soube criar um estilo próprio, caracterizado principalmente pela presença de elementos vindos do folclore pernambucano. Em seis décadas de carreira, estima-se que tenha fabricado umas 50 mil peças de barro. Entre as principais figuras estão Lampião e Maria Bonita, o Trio Nordestino e o Bumba-Meu-Boi.


Um livro que ninguém pode viver sem é o Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro - Século XX da Lélia Coelho Frota.

2 comments:

Victor Marcello said...

Oi, Mari!
Passei só pra dar um oi!

Bjos,
Victor
...

diomedes said...

Mariana,
adorei o seu blog. Também gostei muito do seu livro Aula de Surf.
Abraços, Miguel