Os meninos

Os meninos

Friday, September 30, 2016

Editora Manati!

NOSSOS LIVROS GANHAM NOVA VIDA!
Comunicamos a nossos leitores, parceiros e colaboradores que a partir de outubro não mais comercializaremos os títulos editados pela Manati. Seguindo o rumo que traçamos meses atrás, manteremos o foco nas atividades de produção editorial dessa pequena empresa que há mais de 21 anos opera feliz e saudável.
Desde que anunciamos o encerramento da área comercial, no dia 10 de maio desse ano, recebemos todo o apoio e carinho de nossos autores, colaboradores, distribuidores, clientes e parceiros, que nos ajudaram a cumprir a meta de transformar essa ação em um movimento positivo de promoção do livro e da leitura no Brasil, nosso maior compromisso desde sempre.
Para isso, após o cumprimento do prazo estabelecido para venda das obras da Manati no mercado livreiro, buscamos parcerias para escoar o que nos restou de estoque em ações tão belas e prósperas quanto nossos livros. 
O saldo de estoque remanescente foi vendido a preço simbólico ou doado para nossos autores e colaboradores, professores, escolas e instituições diversas, dentre as quais destacamos a Associação de Amigos do Parque Nacional da Tijuca, Instituto Reação, Associação de Amigos da Fundação Cidade das Artes, Museu Nacional, Parceria Carioca, Associação Beneficiente Amar, Centro de Leitura Quindim, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Instituição Espírita Joanna de Ângelis, Associação Beneficente Padre Navarro e Atrium Escola de Música. Essas instituições darão nova vida a muitos de nossos livros, permitindo que cheguem às mãos de milhares de crianças brasileiras. 
Deixamos também um excelente acervo aos cuidados da livraria onde fizemos nosso primeiro lançamento, a prodigiosa MALASARTES, que resiste como a única especializada em literatura infantil e juvenil no Rio de Janeiro, para que ela se fortaleça cada vez mais e faça a alegria não só das crianças, mas também dos Manati-Maníacos.
Nada disso teria sido possível sem o acolhimento de dezenas de pessoas a quem fica a nossa gratidão.
Mas o grande final ainda estava por vir! Mesmo depois de tantos livros vendidos e doados, ainda nos restavam em estoque cerca de 35 mil exemplares de títulos premiados, novos em folha!
Por isso, com discrição, buscamos a dedo uma única instituição para receber esse tesouro. Não queríamos que nossos livros ficassem guardados em caixas ou estantes sem vida. Buscávamos dinamizadores de acervos, formadores de leitores críticos, profissionais comprometidos com o projeto de uma Nação Leitora.
Que ninguém pense que doar livros é mais fácil que vendê-los!
Doar custa caro. E só se pode ajudar quem aceita ajuda. Uma doação só se transforma em uma ação positiva se existe acolhimento. 
E foi assim que o ciclo se fechou na história da nossa pequena empresa. Temos o prazer de anunciar que, na data de hoje, chega a Paraty, pelas mãos de Cristina Maseda e Gabriela Gibrail, o maior legado do ciclo comercial da Manati. Justo no município onde tudo começou!
"Mati e Rita: a orca e a caiçara" foi o primeiro título comercializado pela editora, em 1998. A obra, que conta a história real de respeito e interação da cultura caiçara com a natureza, tinha um toque de ficção que hoje poucos adivinhariam: Rita buscava livros em uma biblioteca que nunca havia existido na cidade histórica. Se hoje Paraty é um município que convive com livros e literatura, essa realidade só se transformou em grande parte por causa da ação dessas moças caiçaras, altamente qualificadas e comprometidas com a Educação, que criaram a Flipinha e muitas outras iniciativas de fomento à cultura. São elas que agora vão cuidar de Mati e Rita e também de vários outros livros da Manati por meio da Prefeitura de Paraty / Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Casa da Cultura. Que nossa linda história, assim como a cultura caiçara, viva para sempre no sangue das crianças leitoras de Paraty. Hoje começa um novo dia de muito trabalho na nossa empresa e também em uma cidade que sabe acolher as marés, o amor e os livros.
Que os livros com nosso selo deixem uma saudade gostosa em muitos corações! E que ninguém se entristeça, pois, aos poucos, diversos deles vão ressurgir acolhidos por outras casas editoriais, enquanto nos ocupamos de novos projetos nos bastidores. Vida que se transforma. Navegar é preciso!



No comments: