Terra dos Papagaios
Wednesday, February 29, 2012
Monday, February 27, 2012
Thursday, February 23, 2012
Friday, February 17, 2012
Tuesday, February 07, 2012
Bloco de Carnaval!
LARGO DO MACHADINHO, MAS NÃO LARGO DO SUQUINHO!
Desfile: segunda-feira 20 de fevereiro de 2012
Horário: de 09 às 14 horas
Percurso: em torno do chafariz do Largo do Machado – RJ.
Repertório: Cantigas de roda em ritmo de marchinha carnavalesca
Hino: Bia Bedran
Monday, February 06, 2012
Saturday, February 04, 2012
Se eu fosse uma Abelha!
... eu teria cinco olhos e me comunicaria através da "dança"
LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Quarenta mil mulheres vivendo juntas na mesma casa! Já pensou? Esta pode ser a realidade de uma colmeia, na qual a maioria dos moradores é fêmea.
O alimento predileto das abelhas é o néctar das flores. Ao fazer sua refeição, elas espalham o pólen que sai das flores e, com isso, ajudam na reprodução das "cheirosas". O mel é uma forma que esses animais descobriram para conservar melhor o néctar.
Mas nem todas as espécies de abelhas fazem mel. E nem todas vivem em colmeia. Na verdade, a maioria delas tem outras casas: pode ser um túnel no chão ou um buraco no tronco de uma árvore.
Esses bichos alados têm cinco olhos: três simples e dois compostos, formados por 150 pequenas estruturas. Conseguem ver algumas cores e têm olfato aguçado, o que ajuda a encontrar flores.
As abelhas são capazes de "conversar" umas com as outras. Os cientistas observaram que esses animais saem em busca de comida e, quando acham, voltam ao encontro de suas companheiras e "contam" para que direção elas devem seguir.
É a forma como "dançam" durante o voo que expressa onde está a comida. Se ela estiver próxima, a abelha voará em círculos para direções diferentes. Mas como os cientistas sabem disso? Será que eles falam "abelhês"?
Marcadores:
Folha de São Paulo,
Luisa Massarani
Thursday, February 02, 2012
Wednesday, February 01, 2012
Subscribe to:
Posts (Atom)