Terra dos Papagaios

Terra dos Papagaios

Thursday, September 06, 2018

PNLD 2018 - Gradiva



Sobre o livro
A narrativa de Bia Hetzel tematiza a relação afetuosa de uma gata, chamada Mel, com sua dona, de nome Bia.  O cotidiano divertido de Bia e Mel será, porém, posta à prova com a chegada  de um novo gatinho na casa   das duas.
As ilustrações do livro, com estilo rústico de desenho e pintura,  são expressivas e atraentes. Além de representar as situações e sugerir os sentimentos experimentados pelos personagens, elas acrescentam inúmeros detalhes inusitados, não citados textualmente, que podem ampliar as possibilidades significativas do texto e aumentar o envolvimento da criança com o livro.
 
Sobre o gênero literário
De bem com a vida é um conto para crianças, uma narrativa curta, concisa, de estrutura linear e, portanto, adequada ao leitor iniciante. A história apresenta um núcleo conflitivo, unidade de espaço (predomínio do espaço doméstico), com ações que se desenvolvem em três etapas: situação inicial; desenvolvimento com surgimento de um conflito; desfecho com solução do conflito.  
Temas
Afeto, ciúmes, convivência, resolução de conflitos


Público e estilo da escrita

Este livro dirige-se ao leitor em fase inicial de leitura. As palavras que compõem a narrativa foram selecionadas de forma a facilitar a leitura do leitor recém-alfabetizado. Sem a presença de dígrafos ou grupos consonantais, a leitura flui com desembaraço permitindo ao leitor, em fase inaugural, a segurança e o desempenho desejados. Começar, assim, o itinerário de leitor, “de bem com a leitura”, é prazeroso e desperta o gosto literário da criança.
 
Indicações e prêmios
 
- Menção Altamente Recomendável (categoria Criança) FNLIJ/2001.
- Prêmio Jabuti, 2002,  Ilustração Infantil ou Juvenil
- Incluído no Catálogo da Feira Internacional de Bolonha, 2002.
 
Sobre a autora e ilustradora

Bia Hetzel nasceu no Rio de Janeiro, em 1968. É escritora, editora e fotógrafa, tem vários livros publicados e uma premiada produção voltada para crianças e jovens. Recebeu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação, em 1995, com o livroRosalina, a pesquisadora de homens, e vários de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu também a menção White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique com o livro O porco, além do prêmio O Melhor para a Criança da FNLIJ com o livro O dono da verdade.
Mariana Massarani nasceu no Rio de Janeiro, em 1963. É uma das ilustradoras mais premiadas do Brasil. Inconfundível,  a combinação de desenhos, pinturas e colagens em suas ilustrações é amplamente reconhecida pelas crianças brasileiras. Mariana já ilustrou mais de 200 histórias de diversos autores brasileiros e também escreve e ilustra suas próprias histórias.   








No comments: